Todos os anos são lançados vários FPS onde milhões de jogadores não perdem a oportunidade de recriar uma guerra a sério. Depois da guerra dos videojogos “terrestres” ter sido dominada pela Activision esta parece querer também conquistar o céu. Apache Air Assault é, como já devem ter adivinhado pelo nome (ou caso conheçam os seus antecessores), um jogo que te permite pilotar um helicóptero e varrer o inimigo da superfície terrestre. Mas será que Apache Air Assault consegue suplantar os seus rivais?
Apache Air Assault aparenta (pelo menos a mim que nunca pilotei um Apache) estar bastantes realista e que respeita as leis da física. O jogo apresenta controlos semelhantes a um FPS mas num helicóptero, simples e fáceis de dominar no nível de dificuldade mais fácil. Claro que quanto maior for o nível de dificuldade mais técnica será necessária para pilotar e, consequentemente, matar os inimigos. O teu apache contará com 3 tipos de “armas”, um canhão de 30 milímetros, rockets e mísseis Hellfire, cada tipo de arma permitir-te-á desempenhar funções diferentes de acordo com o teu objectivo, por isso escolhe bem. Em alguns casos até poderás usar visão térmica para facilitar a identificação dos inimigos.
Apache Air Assault é um jogo com muito conteúdo, a Activision e a Gaijin Entertainment traz-nos uma campanha, ainda um modo de co-op online, um modo de co-op offline, missões extra que não interferem com o rumo da campanha e ainda o modo Free Flight. As missões extra são basicamente cenários de guerra com missões que não obedecem a uma história e que servem mais para que mostres o que vales. Visto isto passemos à verdadeira acção do jogo. Quanto à campanha, no início irás passar uma missão de treino, como se fosses um rookie e ainda tivesses aprender o básico. Esta parte pode tornar-se um pouco chata, principalmente se já souberes como se faz. Aqui aprenderás a levantar voo, a virar, a apontar, a disparar, no fundo será como um tutorial. Depois disto começarás a partir em missões a sério onde te será pedido para destruir acampamentos, resgatar camaradas, proteger bases militares e matar os inimigos claro. Os inimigos que encontrarás serão, fundamentalmente, carros de combate, veículos de transporte, motas, helicópteros, tropas a pé e barcos, ou seja um pouco de tudo. Todas as unidades se podem tornar perigosas, mesmo a infantaria poderá representar uma ameaça quando o teu objectivo for proteger um grupo de soldados que estão debaixo de fogo inimigo. Mas não são apenas os adversários a poder estragar-te o dia, tu próprio podes mandar a missão pelo cano abaixo caso não tenhas cuidado com a tua pontaria.
Em Apache Air Assault serás penalizado pelos danos colaterais que provocares ao longo da missão. Várias serão as vezes que te vão pedir para neutralizares inimigos que se encontram numa cidade, aí será mais prudente usares a tua 30 milímetros, deixando de lado os rockets. Não és obrigado a fazê-lo, contudo poderá ser-te mais proveitoso não gastar meia dúzia de mísseis numa mosca.
A campanha apresenta uma história solta e pouco apelativa, onde as missões estão vagamente relacionadas umas com as outras, não tendo um fio condutor visível. As missões em Apache Air Assault são basicamente sempre iguais, quer o objectivo seja defender algo ou atacar algo, o fundamental será sempre destruir os inimigos. Este aspecto tira um pouco a magia que a boa jogabilidade trás e acaba por ser um dos factores que retiram aos gamers o prazer de jogar. O que também não abona nada a favor de Apache Air Assault é a AI, pois muitos dos inimigos limitam-se a andar de um lado para o outro sem reagir aos nossos disparos. A AI pode ainda pregar algumas partidas quando os adversários começam a disparar para nós mesmo após nos escondermos no meio das árvores, como se tivessem visão raio X.
O modo online consiste em jogar em co-op com outros gamers de forma a combinar ataques e melhorar a performance da equipa. Devo dizer que não consegui jogar online (o que é uma pena, estava mortinho para mostrar como se pilota um helicóptero virtual... enfim) sempre que tentei nunca encontrava mais ninguém online. A única vez que encontrei alguém foi um rapaz que devia estar a dormir e que se esqueceu de desligar a consola e como ele tinha de carregar no "X" para entrarmos na missão não pude jogar em online.
Ao tentares jogar em co-op offline (local co-op) em vez de o ecrã ser dividido como na maioria dos jogos, a perspectiva que te será apresentada será a mesma imagem para ambos, onde cada terá a sua função no helicóptero. Um dos jogadores ocupar-se-á de manter o Apache no ar e o outro tratará da tosse aos inimigos que lhes apareçam pela frente. Para isto será necessário alguma coordenação.
Se sentes que não estás preparado para alguma missão ou se quiseres treinar um pouco as tuas habilidades de piloto tens ainda disponível o modo “Free Flight” onde poderás vaguear à vontade. Poderás limitar-te a voar de um lado para o outro, se assim o quiseres, mas também será possível lançar uns mísseis ou uns rockets a algum inimigo que encontres. Neste modo és tu que escolhes o que queres fazer.
Seja em que modo de jogo que te encontres, irás sempre contar com mapas gigantes onde será impossível ver o fim, dando a sensação de que estamos numa localização real.
Mas Apache Air Assault não se foca apenas em permitir a pilotagem de helicópteros, este possui ainda uma ferramenta de edição. Aqui poderás mudar a camuflagem do helicóptero, colocar autocolantes, ou seja irás personalizar o teu veículo aéreo com coisas que desbloquearás à medida que vais progredindo no jogo.
O jogo da Activision e da Gaijin Entertainment não é um jogo que se destaque por ter uns lindos gráficos e um visual fantástico, é bom mas está longe de ser genial. Apesar de não estar muito bom neste aspecto, o jogo não se limita a aplicar uma textura no mapa inteiro e algumas modificações aqui e ali. Apache Air Assault alterna várias vezes de textura no seu mapa e consegue ainda manter ao longo de todo o mapa muitas pedras, pedrinhas, arbustos e árvores como se da realidade se tratasse. A água está muito bem conseguida, bem como os pôres do sol, principalmente quando reflectidos na água. Melhor que isto só na realidade.
A jogabilidade, essa está muito boa tornando-se um dos principais aspectos positivos do jogo. As físicas aplicadas no helicóptero são bastante realistas, não deixando de ser fáceis de dominar. Caso queiram tentar o nível de dificuldade “realística” (apenas aconselhável a quem já esteja habituado a este tipo de jogos, a não ser que gostem de se despenhar), a diferença é muito grande. Enquanto na dificuldade mais fácil controlar o helicóptero é acessível, aqui a única coisa fácil será explodir o helicóptero. Sentir-te-ás mais solto e serás capaz de de executar manobras que não conseguias na dificuldade “treino”, contudo terás de ser mesmo muito habilidoso.
Nota-se que a Activision e a Gaijin Entertainment se esforçaram para tornar o jogo muito realista e para isso esmeraram-se na jogabilidade mas não só, a quantidade de pormenores também deve ser realçada. Visto estarmos a controlar um helicóptero, um factor que está sempre presente é o vento. Sempre que nos aproximamos do solo é possível ver as árvores e os arbustos a abanar e tanto na terra como na água este factor também está presente. Na água é possível ver que ao nos aproximarmos esta reage ao vento, afastando-se de forma circular, quando em terra, o Helicóptero levanta uma poeira bem realista que deixa muitos jogos que se encontram à venda no mercado a um canto. Aliás, o pó quer quando provocado pelo vento, quer quando provocado pelas máquinas de guerra está muito similar à realidade. Contudo, houve um aspecto que ficou esquecido. O vento provoca todos estes efeitos mencionados anteriormente, mas no entanto a roupa estendida nas cidades não sofre com a presença do helicóptero. Como um Apache é uma máquina que arrasa as linhas ofensivas do inimigo é natural que deixe um rasto de destruição à sua passagem e, de
facto, o jogo também retrata esse aspecto com precisão. Cada míssil, cada rocket deixam uma pequena cratera na superfície terrestre e o rasto de carros de combate destruídos também não falta para completar o cenário.
Também o som recebeu grande atenção por parte dos developers, aqui podem ouvir-se os termos técnicos usados pelos militares, emprestando um sentido mais realista ao jogo. É possível a qualquer um aperceber-se deste facto, pois a gravação das vozes parece ter sido feita directamente dos intercomunicadores militares. Os sons das armas, bem como do seu impacto ao atingir o alvo está bastante bom. A música de menu está, para ser sincero, apropriada ao tema do jogo, mas nada de espectacular.
Resumindo tudo isto num único paragrafo, Apache Air Assault é um jogo que deve agradar aos fãs de simuladores de voo (desde que não se importem de colocar um pouco de acção na sua pilotagem) e que pode ser bem recebido por qualquer outro tipo de jogador, afinal de contas quem é que não quis ser piloto quando era criança. Tem boa jogabilidade, bons pormenores e muito conteúdo acabando apenas por se tornar entediante visto os objectivos serem basicamente sempre os mesmos e a história não ser muito apelativa.
font: MyGames